• Clínica Dr. Acessível

Autismo e idosos



Muitos idosos autistas não sabem que vivem com autismo, mas isso não impede que isso afete suas vidas. Isso porque, como diagnóstico, o transtorno do espectro do autismo tem apenas algumas décadas, o que significa que muito pouco se sabe sobre o envelhecimento com autismo.


E enquanto incontáveis ​​idosos viveram e se adaptaram ao seu autismo sem saber, esses idosos podem não satisfazer suas necessidades especiais à medida que envelhecem.


O que é autismo?


O autismo é um termo genérico para um conjunto de diferenças cognitivas em comunicação, interesses, comportamento e interação social.


Pessoas autistas manifestam essas diferenças de várias maneiras, ao interagirem com outras pessoas e experimentarem o mundo.


Por exemplo, muitas pessoas autistas podem se esforçar para reconhecer a ironia, o sarcasmo, ou são incapazes de ler os sinais de comunicação não-verbais que vêm naturalmente e sem esforço para a maioria das pessoas.


No entanto, muitos adultos autistas são de alto desempenho e inteligentes.


Mesmo que eles nunca tenham se conhecido como autistas, eles construíram, sem dúvida, mecanismos de enfrentamento para ajudar na adaptação.


Mas à medida que envelhecemos e nossas faculdades estão tensas, esses mecanismos de enfrentamento duramente conquistados podem ser colocados em risco.


Autismo sênior: condições coexistentes complicam as questões


Ao longo de suas vidas, os autistas correm maior risco de depressão e ansiedade, um problema que geralmente só piora com a idade.


De fato, um estudo recente com 2.100 idosos autistas descobriu que quase metade sofria de ansiedade e depressão.


Infelizmente, isso não está restrito a apenas problemas de saúde mental.


Epilepsia, deficiências auditivas, problemas de visão, problemas cardiovasculares, distúrbios do sono e problemas metabólicos também são muito mais comuns entre os idosos autistas. Mesmo a taxa de suicídio entre os adultos autistas é quase cinco vezes maior do que naqueles sem autismo.

Pessoas com autismo construíram habilidades de enfrentamento ao longo de toda a vida.


Mas o tempo marcha e corrói nossas faculdades, as rotinas confortáveis ​​e a solidão que uma pessoa autista tipicamente anseia podem se perder.


Cuidadores que são inexperientes em lidar com idosos autistas só podem piorar as coisas, deixando-os com necessidades não atendidas e não reconhecidas.


Idosos Autistas


Idosos autistas precisam de regularidade.


Uma rotina regular com cuidadores familiares é ideal. Quebras em ambientes rotineiros ou superestimulantes, como a presença de ruído excessivo, podem ser tanto agitadoras quanto angustiantes para uma pessoa autista.


Pessoas autistas são frequentemente hiper-sensíveis à estimulação, e a superestimulação pode levar a explosões e confusões.


Mesmo que eles lutam com interação social, as pessoas autistas têm necessidades sociais muito semelhantes para a pessoa média.


É por isso que é fundamental que os cuidadores entendam como um indivíduo autista se socializa e se relaciona com os outros e depois ajuda a acomodar essas necessidades altamente individuais.


Cenários barulhentos com grandes grupos de pessoas geralmente são indesejáveis, com pessoas autistas tendendo a preferir ambientes mais íntimos onde eles possam explorar simultaneamente seus interesses.


Os idosos têm bastante dificuldade para sair e se socializar sem autismo.


Embora ainda haja muito que não sabemos sobre o envelhecimento, uma coisa que sabemos é que, com nossa ajuda, compaixão e compreensão, até mesmo o autismo não impede que alguém aproveite ao máximo seus anos dourados.

CONSULTE NOSSOS MÉDICOS

CONSULTE NOSSOS PSICÓLOGOS
CONSULTE NOSSOS FISIOTERAPEUTAS
CONSULTE NOSSOS FONOAUDIÓLOGOS



Agende sua consulta agora.


Conheça todos profissionais e serviços prestados pela Clínica Dr. Acessível, e marque seu agendamento. 


#Carangola #dracessivel #abrilazul #autismo

146 visualizações

A CLÍNICA

CORPO CLÍNICO

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

Carangola-MG

32 3741 4112

Rua Olímpio Machado, 42

Centro

©  2018 por Clínica Dr. Acessível.  |  Criado com View Network