• Clínica Dr. Acessível

Benefícios do exercício para idosos.



Muitos adultos com 65 anos ou mais passam, em média, 10 horas ou mais por dia sentados ou deitados, tornando-os na faixa etária mais sedentária.


Isso não é saudável, e eles podem pagar um preço alto por sua inatividade, com taxas altas de quedas, obesidade, doenças cardíacas e morte precoce em comparação com a população em geral.


Adultos mais velhos podem se beneficiar de atividade física regular.


Felizmente, a atividade não precisa ser extenuante para alcançar benefícios à saúde. Mesmo um passeio pelo bairro ou por um parque próximo pode beneficiar o corpo e a mente.


Os benefícios da atividade física para pessoas de todas as idades são frequentemente divulgados, mas é seguro para os idosos se exercitarem?

De fato, o exercício regular previne doenças crônicas, melhora o humor e reduz as chances de lesões.


Mesmo os idosos com doenças crônicas podem encontrar maneiras de se exercitar com segurança.


O exercício regular fornece uma infinidade de benefícios à saúde, incluindo melhorias na pressão arterial e no gerenciamento de açúcar no sangue, quantidades reduzidas de lipídios no sangue, melhor saúde dos ossos e articulações e preservação a longo prazo da função neuro-cognitiva.


Os benefícios da atividade física incluem:


  • Função imunológica reforçada. Um corpo saudável e forte combate infecções e doenças com mais facilidade e rapidez. Em vez de minar completamente as reservas de energia, a recuperação de uma doença terá menos impacto no corpo se a pessoa se exercitar regularmente.

  • Melhor função respiratória e cardiovascular. Atividade física frequente reduz o risco de doença cardíaca e reduz a pressão arterial. Pulmões e vias aéreas fortes e um coração e sistema vascular saudáveis ​​permitem que o corpo funcione de maneira adequada e eficiente, limpe e destrua todos os invasores que podem nos deixar doentes.

  • Ossos fortes. O exercício protege contra a perda óssea. Maior densidade óssea reduz o risco de osteoporose e reduz o risco de quedas e ossos quebrados. Enquanto os homens perdem alguma massa óssea à medida que envelhecem, as mulheres na pós-menopausa são particularmente suscetíveis e podem perder até 2% de massa óssea a cada ano. Pesquisas feitas na Tufts University mostram que o treinamento de força pode reduzir drasticamente essa perda, restaurar ossos e contribuir para um melhor equilíbrio e menos fraturas.

  • Função gastrointestinal melhorada. O exercício regular ajuda a aumentar o metabolismo, promove a eliminação eficiente de resíduos e estimula a saúde digestiva. A atividade física é um excelente "tratamento" para pessoas que sofrem de digestão e constipação lentas.

  • Proteção contra condições crônicas. A atividade física diminui o risco de desenvolver condições graves e pode realmente minimizar alguns sintomas depois que certas condições já se desenvolveram. Por exemplo, o exercício é vital para ajudar indivíduos com doenças como demência e doença de Parkinson a manter seu equilíbrio e coordenação e ampliar sua independência funcional.


Se você não permanecer ativo, todas as coisas que você sempre gostou de fazer e como garantidas podem começar a ficar um pouco mais difíceis.

Lembramos que atividade física é qualquer coisa que faz seu corpo se mover. Isso inclui tudo, desde caminhadas e jardinagem até esportes recreativos.


Procure pelo menos 150 minutos de atividade moderada a cada semana, porém você deve tentar fazer algo todos os dias, de preferência em períodos de 10 minutos de atividade ou mais.


Uma maneira de atingir 150 minutos de atividade é fazer 30 minutos pelo menos 5 dias por semana.


Mas atenção, tarefas diárias, como fazer compras, cozinhar ou fazer trabalhos domésticos, não contam para os seus 150 minutos, porque o esforço não é suficiente para aumentar sua frequência cardíaca, embora ajude a interromper o tempo sedentário.


Antes de iniciar um novo regime de exercícios ou retomar um, é sempre aconselhável discuti-lo com um médico primeiro. O médico fará recomendações sobre atividades físicas apropriadas e aquelas que devem ser evitadas.


À medida que envelhece, torna-se ainda mais importante permanecer ativo se você deseja manter-se saudável e manter sua independência.


Nunca é tarde para começar a se exercitar! Mexa-se!


ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

DR RAYZZEL OLIVEIRA - CRM 47820  |  RQE 42170

DR PAULO GONÇALVES BORGES JR. - CRM MG 70418

DR VITOR MOREIRA DE CASTRO - CRM 49961  |  RQE 32004

CARDIOLOGIA

DR ALEXANDRE  PIRES - CRM  48266  |  RQE 36367

DR RODRIGO DI MINGO - CRM 38908 |  RQE 43247 


PESQUISE POR GERIATRA NA CLÍNICA DR. ACESSÍVEL


Agende sua consulta agora.

Conheça todos profissionais e serviços prestados pela Clínica Dr. Acessível, e marque seu agendamento. 


#Carangola #dracessivel #transtornopanico #cuidado #psicologia

13 visualizações

A CLÍNICA

CORPO CLÍNICO

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

Carangola-MG

32 3741 4112

Rua Olímpio Machado, 42

Centro

©  2018 por Clínica Dr. Acessível.  |  Criado com View Network