• Clínica Dr. Acessível

A hipertensão pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez.


Uma mulher que sofre de hipertensão deve redobrar os cuidados com sua saúde ao engravidar e dividir com seu médico, durante o pré-natal, a preocupação com a medicação que usará para controlar a pressão.


Algumas mulheres têm pressão alta antes de engravidarem. Outras podem ter hipertensão arterial na gravidez, devido à alterações que a placenta provoca no organismo da gestante.


Quando o quadro de hipertensão surge somente após a 20ª semana de gestação em uma mulher que não era previamente hipertensa, nós classificamo-la como hipertensão gestacional. Uma vez que ela surja, a hipertensão gestacional costumam permanecer pelo resto da gravidez, mas tende a desaparecer dentro das 12 primeiras semanas após o parto.


Há vários motivos que podem levar a grávida à hipertensão, como a qualidade dos vasos sanguíneos, obesidade, alteração do colesterol ou do triglicérides ou doença renal prévia.


Sintomas como dor de cabeça, visão embaçada ou sensação de “luzes piscando”, que podem ser um sinal de hipertensão. A dificuldade para respirar, sentir-se ofegante, dor no lado direito do abdome e inchaço no rosto e nas mãos são sintomas que precisam ser relatados durante as consultas de pré-natal.


Quais complicações na gravidez podem causar hipertensão?


-Pré-eclâmpsia . Quando uma mulher grávida tem pressão alta e sinais de que alguns de seus órgãos, como os rins e o fígado, podem não estar funcionando adequadamente. Sinais e sintomas de pré-eclâmpsia incluem ter proteína na urina, alterações na visão e dores de cabeça severas. A pré-eclâmpsia pode ser uma condição médica séria. Mesmo se você tem pré-eclâmpsia leve, você precisa de tratamento para se certificar de que não se agrave. Sem tratamento, a pré-eclâmpsia pode causar danos nos rins, fígado e cérebro. Em casos raros, pode levar a condições de risco de vida.


-Nascimento prematuro . Mesmo com o tratamento, uma gestante com pressão alta ou pré-eclâmpsia grave pode precisar dar à luz mais cedo para evitar sérios problemas de saúde para ela e seu bebê.


-Baixo peso ao nascer . A pressão arterial elevada pode estreitar os vasos sanguíneos no útero. Seu bebê pode não receber oxigênio e nutrientes suficientes, fazendo com que ele cresça lentamente.


-Ruptura de placenta . Esta é uma condição séria em que a placenta se separa da parede do útero antes do nascimento. Se isso acontecer, seu bebê pode não ter oxigênio e nutrientes suficientes no útero. Você também pode ter hemorragia grave da vagina.


Como você pode controlar a hipertensão durante a gravidez?


-Vá para todos os exames de pré-natal, mesmo que esteja se sentindo bem.

-Se você precisar de remédio para controlar sua pressão arterial, tome-o todos os dias. Seu médico pode ajudá-lo a escolher um que seja seguro para você e seu bebê.

-Coma alimentos saudáveis . Não coma alimentos com alto teor de sal, como sopa e alimentos enlatados. Eles podem aumentar sua pressão arterial.

-Fique ativa . Ser ativa por 30 minutos todos os dias pode ajudá-la a gerenciar seu peso, reduzir o estresse e evitar problemas como pré-eclâmpsia.

-Não fume, não beba álcool, não use drogas de rua ou abuse de medicamentos prescritos.


Tratamento


Muitos dos medicamentos utilizados habitualmente no tratamento da hipertensão são contraindicados na gravidez, o que torna o controle da pressão arterial na gestação uma tarefa mais complicada. Além disso, a margem de segurança é menor, já que uma redução além do desejada da pressão arterial pode provocar grave redução do fluxo sanguíneo para a placenta, trazendo malefícios para o feto. Portanto, exceto nos casos graves, os médicos costumam optar por não tratar com remédios a hipertensão arterial durante a gravidez.


CARDIOLOGISTAS

DR ALEXANDRE  PIRES - CRM  48266  |  RQE 36367

DR RODRIGO DI MINGO - CRM 38908 |  RQE 43247 


Agende sua consulta agora.

Conheça todos profissionais e serviços prestados pela Clínica Dr. Acessível, e marque seu agendamento. 


#Carangola #dracessivel #hipertensaonagravidez #cardiologista

20 visualizações

A CLÍNICA

CORPO CLÍNICO

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

Carangola-MG

32 3741 4112

Rua Olímpio Machado, 42

Centro

©  2018 por Clínica Dr. Acessível.  |  Criado com View Network