• Clínica Dr. Acessível

Mal de Alzheimer



A doença de Alzheimer é um tipo de demência que causa problemas de memória, pensamento e comportamento.


Os sintomas geralmente se desenvolvem lentamente e pioram com o tempo, tornando-se graves o suficiente para interferir nas tarefas diárias.


À medida que envelhecem, muitas pessoas se preocupam em desenvolver a doença de Alzheimer ou uma demência relacionada.

A maioria das pessoas com Alzheimer tem 65 anos ou mais.


Assim como o resto de nossos corpos, nossos cérebros mudam à medida que envelhecemos. A maioria de nós eventualmente percebe algum pensamento lento e problemas ocasionais em lembrar certas coisas. No entanto, perda séria de memória ou confusão mental traz mudanças importantes na maneira como nossas mentes funcionam e podem ser um sinal de que as células cerebrais estão falhando.


Embora os cientistas tenham conduzido muitos estudos, e muitos estão em andamento, até agora nada foi provado para prevenir ou retardar a demência causada pela doença de Alzheimer.


Existem estratégias de prevenção comprovadas de Alzheimer?


Alzheimer

Ainda não. Mas há fortes evidências de que vários fatores associados à um estilo de vida saudável podem desempenhar um papel na redução do risco de doença de Alzheimer e outros tipos de demência. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes que qualquer um desses fatores possa ser considerado uma estratégia comprovada para prevenir a doença de Alzheimer.


Estudos baseados na população sugerem que fatores associados à boa saúde geral também podem reduzir o risco de demência e declínio cognitivo. Esses fatores incluem atividade física regular, comer uma dieta saudável e manter seu cérebro ativo através da aprendizagem ao longo da vida.


Mais pesquisas são necessárias para confirmar estratégias específicas de prevenção da doença de Alzheimer. Mas aqui estão alguns passos que promovem uma boa saúde geral:


-Evite fumar.


-Controlar fatores de risco vasculares, incluindo pressão alta, colesterol alto e diabetes.

O controle da pressão alta reduz o risco de uma pessoa sofrer de doença cardíaca e derrame . Especialistas concluíram que o gerenciamento da pressão arterial quando é alta, especialmente para adultos de meia-idade, também pode ajudar a prevenir ou retardar a demência de Alzheimer.


-Coma uma dieta equilibrada rica em vegetais, frutas e proteínas magras, particularmente fontes de proteína contendo ácidos graxos ômega-3.


-Seja fisicamente e socialmente ativo, incluindo o exercício aeróbico.

A atividade física traz muitos benefícios à saúde, como redução de quedas, manutenção da mobilidade e independência e redução do risco de doenças crônicas como depressão, diabetes e hipertensão arterial. Com base em pesquisas até o momento, não há evidências suficientes para recomendar o exercício como forma de prevenir a demência de Alzheimer.


-Cuide da sua saúde mental.

Achados de estudos observacionais de longo prazo - nos quais os pesquisadores observaram comportamento, mas não o influenciaram ou mudaram - também sugerem que atividades cognitivas informais, como leitura ou jogos, podem reduzir o risco de comprometimento cognitivo e demência relacionados ao Alzheimer.


-Use habilidades de memória.


Se você acha que você ou um ente querido pode ter Alzheimer, o primeiro passo é conversar com seu médico. Eles podem ajudar a fazer um diagnóstico, discutir o que você pode esperar e ajudar a conectar você com serviços e suporte.


GERIATRIA

DR. JOÃO BOSCO


Agende sua consulta agora.


Conheça todos profissionais e serviços prestados pela Clínica Dr. Acessível, e marque seu agendamento. 


#dracesssvel #carangola #saúde #feriatria #fevereiroroxo #Alzheimer

76 visualizações

A CLÍNICA

CORPO CLÍNICO

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

Carangola-MG

32 3741 4112

Rua Olímpio Machado, 42

Centro

©  2018 por Clínica Dr. Acessível.  |  Criado com View Network