• Clínica Dr. Acessível

Como tratar uma queimadura de primeiro grau?



Existem três tipos de queimaduras na pele, incluindo queimaduras de primeiro grau, segundo grau e terceiro grau, e os cuidados com cada tipo de queimadura variam.



Queimadura de Primeiro Grau


As queimaduras de primeiro grau são muito comuns e freqüentes.


Ocorrem acidentalmente ao cozinhar, usando aparelhos para cabelos e outros. Queimadura solar também pode ser uma queimadura de primeiro grau.


Ao contrário das queimaduras de segundo ou terceiro graus, que são mais graves, as queimaduras de primeiro grau afetam apenas a camada externa da pele.


Os sintomas de uma queimadura de primeiro grau incluem vermelhidão, algum inchaço e dor.


Se você não tiver certeza da extensão da queimadura, você deve consultar um médico. No entanto, se a queimadura é de primeiro grau e cobre uma pequena área de superfície, elas podem doer um pouco e deixar uma cicatriz se não forem tratadas adequadamente. Neste caso é possível fornecer primeiros socorros em casa.



Para tratar uma queimadura de primeiro grau, os dermatologistas recomendam as seguintes dicas:

- Avalie a queimadura. Isso significa determinar a origem e a gravidade da queimadura. Se a queimadura for térmica ou leve, trate esta queimadura com primeiros socorros em casa. A pele exposta a uma chama ou objeto quente terá uma queimadura térmica. Queimaduras que cobrem grandes áreas de superfície ou que estão nas mãos, face, pés ou área genital podem ter complicações e requerem avaliação médica.

- Resfrie a queimadura. Imediatamente mergulhe a queimadura em água fria da torneira ou aplique compressas frias e úmidas. Faça isso por cerca de 10 minutos ou até que a dor desapareça.

- Aplique vaselina duas a três vezes ao dia. Não aplique pomadas, pasta de dente ou manteiga na queimadura, pois isso pode causar uma infecção. Não aplique antibióticos tópicos.

- Cubra a queimadura com um curativo antiaderente e estéril. Se formar bolhas, deixe-as curar sozinhas, mantendo a área coberta. Não estoure as bolhas.

- Considere tomar medicação analgésica de venda livre. Eles ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

- Proteja a área do sol. Uma vez que a queimadura cicatriza, proteja a área do sol, buscando sombra, vestindo roupas de proteção ou aplicando um protetor solar com um FPS de 30 ou mais. Isso ajudará a minimizar as cicatrizes, pois a vermelhidão de uma queimadura persiste por semanas, especialmente naquelas com tons de pele mais escuros.

As queimaduras de primeiro grau geralmente cicatrizam sozinhas sem tratamento médico. No entanto, se a queimadura de primeiro grau for muito grande, se a vítima for uma criança ou pessoa idosa, ou se você achar que a queimadura é mais grave, procure um médico imediatamente.



Aviso


Mesmo uma pequena queimadura causada por um produto químico, como ácido, requer tratamento médico.


Não tente tratar uma queimadura química em casa. Retire a substância química da pele, se possível, seguindo as instruções do produto, e depois vá para o hospital.


Não assuma que a água é a melhor escolha para uma queimadura química. Algumas substâncias químicas vão aquecer com água. Leia o rótulo e descubra como tratar uma emergência.


A pele é a proteção do seu corpo contra infecções. Se a pele se romper, peça a um médico que avalie a ferida. Diabéticos e aqueles com sistema imunológico comprometido devem procurar atendimento médico para qualquer queimadura, mesmo que pequena.



Atenção as queimaduras de segundo grau e terceiro grau.



Queimadura de segundo grau


As queimaduras de segundo grau são mais intensas e resultam em mais danos à pele em comparação com queimaduras de primeiro grau. Elas produzem bolhas e, normalmente, fazem com que a pele ao redor fique branca quando é pressionada. Este tipo de queimadura afeta a camada mais profunda da pele chamada derme.


Se a pele estiver com bolhas, permita que as bolhas se curem. Você não deve estourar as bolhas, pois formam bolhas para ajudar a curar a pele e protegê-lo da infecção. Mantenha a área o mais limpa possível.


Procure um médico.



Queimadura de terceiro grau


Uma queimadura de terceiro grau é uma lesão grave que afeta todas as camadas da pele e pode fazer com que a pele pareça marrom, preta ou branca.


Este tipo de queimadura não cicatriza sem intervenção médica.


DERMATOLOGISTAS

DRA HELENA ARANTES FIORILO PELEGRINE - CRM 79137 | RQE 44270

DRA RENATA GONCALVES - CRM 41753  |  RQE 27213

DRA MILENA BRANDAO - CRM 43088  |  RQE 32378 


Agende sua consulta agora.

Conheça todos profissionais e serviços prestados pela Clínica Dr. Acessível, e marque seu agendamento. 

#Carangola #dracessivel #queimaduras #dermatologia

150 visualizações

A CLÍNICA

CORPO CLÍNICO

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram

Carangola-MG

32 3741 4112

Rua Olímpio Machado, 42

Centro

©  2018 por Clínica Dr. Acessível.  |  Criado com View Network